quarta-feira, 20 de maio de 2009

Aula show Hoje! Dança cigana!










Comemorando um ano!
Digo com toda sinceridade que eu sou muito grata ao povo cigano e estou feliz por fazer parte da magia cigana.
Ao descobrir a dança cigana me encontrei como um todo. Despertei minha sensualidade,
amadureci emocionalmente e principalmente encontrei meu equilibrio espiritual.
Esse povo que me fascina e amo. Obrigada OPCTHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!


Lembrando que esse é o mes de Santa Sara a padroeira dos ciganos. O dia mesmo é no dia 24.

Um pouco da historia da Dança cigana

A Dança cigana faz parte da Cultura nômade de um povo sem pátria, mas que teve sua origem na Índia.

Filmes como Latcho Drom são ótimos para se estudar a cultura e a trajetória da Romá (Ciganos).O idioma cigano se chama Romanês e é originário do sânscrito.

A Arte Cigana fala de seu povo, de suas origens, de cada lugar por onde passaram e a influência de cada cultura.

De acordo com cada região por onde passaram, dividimos a Dança Cigana e seus ritmos da seguinte maneira:

.

  • Indiana

Não muito utilizada no Brasil (somente agora no modismo da novela), a Dança Cigana indiana é caracterizada pelas vestimentas de uma típica indiana e os mesmos movimentos da Dança indiana, mesclados com os movimentos das mãos ciganas e o quadril. Para um maior aprofundamento nesse estudo, é preciso fazer aulas de Dança indiana.


  • Espanhola

Este estilo é muito semelhante ao Flamenco e a Dança típica Espanhola, onde podemos utilizar instrumentos na dança como a rosa, que pode ser colocada na boca e percorrer suavemente as laterais do corpo e depois jogada para o público. Outro instrumento também muito utilizado é o xale, onde os movimentos giratórios e diretos devem acompanhar o ritmo e o andamento da música.

  • Rumba.

Este é o ritmo mais popular cigano que existe. Músicas como as do Grupo Gipsy Kings estouraram no mundo inteiro e geralmente são as mais dançadas

As ciganas dançavam muito em acampamentos, festas e em uma grande roda, livremente.

  • Russa.

A Dança da alegria, onde as ciganas usam os seus pandeiros com fitas coloridas em movimentos rápidos, realizam muitos rodopios, piruetas, saltos e animam o público.

Na corte os ciganos eram a alegria do público e dançavam este estilo para dar início às festas nos castelos, convocando todo o reino para um grande evento.

Representando a fria Rússia, dançamos com botas, saia não necessariamente muito rodada, porém de cores diferentes e vivas, colete e blusa de manga bufante.

A expressão deve ser sempre alegre, com um grande sorriso no rosto.

  • Húngara.

Representa os lamentos, a tristeza da guerra, do holocausto, a fuga dos ciganos, a vida triste e árdua que levavam na estrada.

É o ritmo mais lento e as vozes lembram um choro, um suspiro.

A expressão é de tristeza, solidão e angústia.

  • Cigana – árabe.

Nela podemos utilizar alguns instrumentos e movimentos que são encontrados na Dança do Ventre, como o duff (pandeiro árabe, de couro) e véus.

  • Romanê

É uma dança folclórica Cigana. Representa o povo, onde todos dançam juntos e livremente. É muito alegre, contagiante. Movimentos como os dos ombros, das saias, giros e saltos são muito utilizados.

  • Latina.

Este é um estilo novo, onde encontramos fusões com o samba, baião, salsa e outros estilos das Américas.

A dança cigana se origina de varias formas de varios povos. A minha favorita é o Acampamento e a rumba, mas tambem gosto muito do lamento e da cigana sensual. Optchaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!

Nenhum comentário: